Notícias

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

A divulgação do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) de agosto, feita hoje (14) pelo Banco Central, mostrou uma pequena alta de 0,07% no mês, refletindo o resultado da indústria (+0,8%), a estabilidade do varejo (+0%) e a ligeira queda dos serviços (-0,2%). Considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o resultado do indicador é um dos destaques da agenda econômica da semana, de acordo com o Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado pela FEBRABAN.

Analisados em conjunto, os índices sugerem que a economia segue em recuperação modesta neste 3º trimestre, que deve se acelerar a partir do 4º trimestre com a liberação dos saques do FGTS, melhora da confiança dos agentes econômicos e queda da taxa Selic.

Na quarta-feira (16), a FGV divulga o IGP-10 de outubro, que deve mostrar alta de 0,73% no mês, segundo estimativa da Bloomberg. O resultado reflete o aumento dos preços industriais no atacado, em especial dos combustíveis, em função da alta do preço do barril do petróleo no mercado internacional. No acumulado em 12 meses, o índice deve desacelerar de 3,64% para 2,93%, reforçando a ausência de pressões inflacionárias em um curto prazo.

O destaque da semana na agenda internacional será a divulgação do PIB chinês do 3º trimestre, que será conhecido na noite de quinta-feira (17). O dado deve mostrar nova desaceleração, ainda refletindo em parte a guerra comercial com os EUA. Segundo o consenso da Bloomberg, a expectativa é de alta de 6,1%, ante crescimento de 6,2% no trimestre anterior.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br
Tel: 55 11 3244-9942/9831
Twitter: @febraban

Equipe:
Cleide Rodriguez - Gerente de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Anna Gabiatti - Assistente